Transparência

O Camões, I.P., como Instituto Público Português, assume o compromisso de total transparência. A transparência é uma constante na forma como estamos organizados, nos processos de trabalho que adotamos e também se reflete na informação disponibilizada ao público.

Ética

Como forma de fomentar a transparência, o Conselho Diretivo do Camões, I.P. entendeu ser necessário elaborar e divulgar um Código de Ética que reflita adequadamente os valores e as normas de conduta para os responsáveis, funcionários e demais colaboradores.

Luta contra a corrupção

O fenómeno da corrupção constitui uma violação clara dos princípios do Camões, I.P. e estamos empenhados em não tolerar essas práticas. Por recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) destinada a todos os institutos públicos, o Camões, I.P. criou e aprovou um Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, aplicável a todos na organização, que serve de instrumento de trabalho e de boa gestão.

Comunicação de Infrações

No quadro do Código de Ética e da Luta Contra a Corrupção, os funcionários públicos devem comunicar quaisquer práticas irregulares de que tenham conhecimento, prestando a devida colaboração em eventuais processos disciplinares ou de investigação criminal pelas respetivas entidades competentes.

Para o efeito poderá fazer a comunicação da infração através de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

As comunicações recebidas serão consideradas confidenciais.