Comunicados de Imprensa

Camões, I.P. lança Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência

Camões, I.P., 22 de novembro de 2019, 18h00

Realiza-se no dia 22 de novembro de 2019, às 10h30, na sede do Camões, I.P., a sessão de apresentação do Instrumento de Resposta Rápida (IRR).

Ler mais...

José Manuel Mendes é o próximo convidado do “Camões dá que falar”

Camões, I.P. – 21 de novembro de 2019, 18h00

José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, é o próximo convidado do ciclo conversas “Camões dá que falar”. A sessão terá lugar no dia 21 de novembro de 2019, às 18h00,no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa).

Ler mais...

Camões, I.P. e Alliance Française assinam Acordo de parceria em Angola para implementação de um novo fundo de apoio ao setor cultural

No dia 12 de novembro de 2019, às 11h, no Centro Cultural Português em Luanda, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Alliance Française de Luanda assinam um Acordo para atribuir financiamentos ao setor cultural, no quadro do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL, e apresentam os objetivos do Fundo DIVERSIDADE - Fundo para a Diversidade Cultural, Cidadania e Identidade.

Ler mais...

Assinatura de Protocolo para a criação da Cátedra José Saramago na Universidade de Sófia "Sveti Kliment Ohridski"

Camões, I.P., Lisboa, 11 de novembro de 2019

Com a criação da Cátedra José Saramago na Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. atinge as 50 cátedras em Universidades estrangeiras, reforçando, deste modo, os Estudos e a Investigação em Língua portuguesa em instituições de ensino superior em 4 continentes.

Ler mais...

Abertura da primeira escola bilingue inglês-português no Reino Unido

Camões, I.P., Lisboa, 21 de outubro de 2019

São hoje formalizadas em Londres duas etapas importantes para o ensino da língua portuguesa no Reino Unido e em Jersey. Às 10h30, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, assina um protocolo de cooperação com o chefe de governo de Jersey, John Le Fondré, com o objetivo de estabelecer condições para a oferta do ensino de português pelo Camões, I.P. na ilha de Jersey, permitindo, deste modo, que crianças de ascendência portuguesa cresçam bilingues e letradas em português e inglês, um fator de melhor desempenho escolar.

Ler mais...

V Conferência Internacional sobre Cooperação Triangular

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), organizam entre dias 17 e 18 de outubro de 2019, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a V Conferência Internacional sobre Cooperação Triangular dedicada ao tema “Implementar BAPA+40 – o que se segue para a Cooperação Triangular?”

Ler mais...

Adryella Fortes é a artista vencedora da Residência Artística em Dança, na cidade de Lisboa, em Portugal

Adryella Fortes é a artista vencedora da 3ª edição do programa de Residência Artística em Dança, a realizar de 1 a 30 de novembro de 2019, na cidade de Lisboa, em Portugal. 

Ler mais...

Ana Trincão é a artista vencedora da Residência Artística em Dança, na cidade da Praia, em Cabo Verde

Ana Trincão é a artista vencedora da 3ª edição do programa de Residência Artística em Dança, a realizar de 1 a 30 de novembro de 2019, na cidade da Praia, em Cabo Verde. 

Ler mais...

Camões, I.P. apoia 35 projetos no âmbito da Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento

Camões, I.P., 03 de outubro de 2019

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito da sua Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, vai cofinanciar 35 projetos de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento. Este apoio representa um investimento de 1.870.836,23€ para um horizonte temporal de 4 anos.

Ler mais...

Programa de Apoio à Edição do Camões, I.P. apoia a tradução de obras de autores de língua portuguesa

Camões, I.P., 19 de setembro de 2019

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito do seu Programa de Apoio à Edição 2019, vai apoiar 52 candidaturas de editoras estrangeiras que pretendem editar obras de autores de língua portuguesa traduzidas noutros idiomas. Este número representa um aumento de 71% face às 31 candidaturas aprovadas em 2018, a par de um reforço substantivo de candidaturas de fora da Europa, que representam, em 2019, 41,5% do total de projetos apoiados, contra 9,7% em 2018.

Ler mais...