Bibliotecas Camões, I.P.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. possui uma vasta rede de Bibliotecas.

Integra, na sede em Lisboa, a Biblioteca Camões, I.P. (em fase de restruturação), herdeira dos acervos bibliográficos dos organismos que o antecederam.

Tem também as Bibliotecas da sua Rede Externa: Bibliotecas dos Centros Culturais Portugueses (CCP) e Bibliotecas dos Centros de Língua Portuguesa (CLP).

O Camões, I.P. disponibiliza ainda uma base de dados de documentos eletrónicos - a Biblioteca Digital Camões (BDC) que tem como objetivo a disponibilização de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

No sentido de divulgar ao público a coleção bibliográfica, formada pelos acervos existentes na sua rede de Bibliotecas, o Camões, I.P. desenvolveu um catálogo bibliográfico online, através do Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas biblio.NET, que permite visualizar a coleção de cada biblioteca ou fazer uma pesquisa integrada multibase no catálogo geral.

Atualmente, este sistema é partilhado apenas pela Biblioteca Camões, I.P. (sede), pela BDC e por algumas Bibliotecas dos CCP.