Cabo Verde: SWAIMS | Exercício de treino operacional com a Guarda Costeira cabo-verdiana

Publicado em quarta-feira, 12 agosto 2026 08:45

Entre 4 e 7 de agosto de 2026, no Mindelo, Ilha de São Vicente, a Guarda Costeira de Cabo Verde e a fragata NRP Álvares Cabral da Marinha Portuguesa realizaram um exercício de treino operacional que demonstra a interoperabilidade e a capacidade das embarcações de resposta rápida entregues no âmbito do projeto SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security).

O projeto SWAIMS inclui a entrega de duas embarcações modernas de resposta rápida e kits forenses a cada um dos doze Estados costeiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) beneficiários do projeto, com a finalidade de reforçar a capacidade de resposta operacional e a aplicação do Estado de Direito no domínio marítimo dos países da África Ocidental, nomeadamente no combate à criminalidade marítima e à pesca ilegal.

O SWAIMS é um Programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, que integra 12 Estados costeiros da região. A componente “Resposta Operacional e Gestão do Estado de Direito no Mar” é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., contando com a parceria técnica e o cofinanciamento do Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha Portuguesa.

Fotos: © Marinha Portuguesa

35761 2

35761 3

35761 4