Veneza e Matosinhos: Projeto “Please Share!”- Gonçalo Byrne e Pedro Sousa em Itália

Date
12-10-2017 - 13-10-2017
Location
Veneza

Description

Os arquitetos portugueses Gonçalo Byrne e Pedro Sousa, autores da Casa nel Parco, em Jesolo, Veneza, foram convidados pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura em Matosinhos a fazerem uma visita guiada e uma conferência sobre a sua obra no âmbito do programa inaugural da Casa.

O Programa Inaugural da Casa da Arquitetura – que abre as portas das suas novas instalações em Matosinhos nos dias 17, 18 e 19 de novembro – intitula-se “Please Share!” e é comissariado pelo arquiteto Roberto Cremascoli.

Com o objetivo de dar a conhecer e promover a arquitetura de autoria portuguesa no estrangeiro, a Casa da Arquitetura convidou os arquitetos João Luís Carrilho da Graça, Manuel Aires Mateus e Gonçalo Byrne+Pedro Sousa a fazerem uma visita guiada e uma conferência sobre as obras de sua autoria construídas na Europa.

A visita de Gonçalo Byrne e Pedro Sousa a Jesolo, a 12 e 13 de outubro de 2017, que teve o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., culminou neste périplo da Casa da Arquitetura.

Os dois arquitetos guiaram, no passado dia 12 de outubro, um conjunto de cerca de 40 alunos de mestrado do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IUAV) pelo edifício e respetivos jardins, da autoria do arquiteto paisagista João Nunes. No dia seguinte, 13 de outubro, os arquitetos acolheram, na Aula Magna do IUAV, um grupo alargado de professores e estudantes de arquitetura para uma conferência sobre o projeto de Jesolo. Benno Albrecht, diretor de mestrado da Università IUAV di Venezia, deu as boas vindas aos conferencistas.

Mais sobre a abertura da Casa da Arquitetura em: http://abertura.casadaarquitectura.pt/ 

Ou no Facebook: https://www.facebook.com/casadaarquitectura.pt/