Beira: “Projetos no Papel”, de José Forjaz, no Centro Cultural Português – Beira

Date
26-04-2017 - 02-06-2017
Location
Centro Cultural Português - Polo na Beira

Description

Depois da sua apresentação em Maputo, exposição “Projetos no Papel”, de José Forjaz e José Forjaz Arquitetos, será apresentada no Camões – Centro Cultural Português – Polo na Beira, de 26 de abril a 2 de junho de 2017. A inauguração da exposição está agendada para as 18h00 do dia 26 de abril, e contará com a presença dos arquitetos José Forjaz e Daniel Louro.

“Projetos no Papel” reúne um conjunto de 40 projetos de arquitetura concebidos ao longo de cinquenta anos, mas que, por motivos vários, nunca foram construídos. A mostra inclui projetos pensados para diferentes localizações e com variadas funções, em Moçambique e no estrangeiro, iniciando com o trabalho concebido para a Cooperativa Agrícola na Granja de Mourão (Alentejo, Portugal, 1961/62) e terminando com a Galeria Nacional das Artes (Maputo, 2015). Estes 40 projetos, dos quais apenas uma parte será apresentada na Beira, giram em torno de quatro temas: Planos, praças e monumentos; Equipamento público; Arquitetura residencial; e Concursos.

Ao longo do dia 27 de abril, os arquitetos José Forjaz e Daniel Louro orientarão visitas-guiadas à exposição, com estudantes dos cursos de Arquitetura da Universidade Zambeze e da Universidade Católica de Moçambique.