Beira: “CAPULANA-TE” - Moda em capulana para celebrar o Dia da Mulher Moçambicana

Date
05-04-2017 - 21-04-2017
Location
Centro Cultural Português - Polo na Beira

Description

O Camões – Centro Cultural Português - Polo na Beira dedica parte da sua programação de abril de 2017 à capulana e à mulher moçambicana, através de uma exposição, de um desfile de moda e de uma mesa-redonda.

Celebrando-se a 7 de abril o Dia da Mulher Moçambicana, esta agenda comemorativa arranca no dia 5 de abril, às 18h00, no espaço exterior do CCP - Polo Beira, com um desfile de moda, onde African Shonguile apresentará a sua última coleção de moda feminina em capulana e Equip Mozambique apresentará algumas das suas “jóias” feitas a partir de peças em capulana.

De seguida, será inaugurada a exposição Capulana-te, com várias peças em capulana produzidas pelos parceiros desta iniciativa, abarcando desde a moda feminina e as “jóias” que integram o desfile, a acessórios de moda e à linha casa de African Shonguile. Esta exposição estará patente na Galeria do CCP - Polo Beira até ao dia 21 de abril de 2017.

No dia 12 de abril, às 18h00, o CCP - Polo Beira acolherá uma mesa-redonda em torno do tema “A Capulana como Marca Identitária da Mulher Moçambicana”, em que tomarão a palavra a Prof. Ana Piedade Monteiro (vice-reitora da Universidade Zambeze e investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane) e o Mestre Luís Meno (delegado provincial do ARPAC e docente do Curso de História da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira).

Esta agenda comemorativa resulta de uma parceria entre o CCP - Polo Beira, a African Songuile e a Equip Mozambique, e conta com o apoio da Mega Cash & Carry.