Maputo: Exposição Individual “Plano das Coisas”, de Jorge Dias

Date
04-04-2017 - 19-05-2017
Location
Centro Cultural Português em Maputo

Description

A exposiçãoPlano das Coisasde Jorge Dias é inaugurada no dia 4 de abril de 2017, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo e traz a público um conjunto de mais de 40 obras deste artista moçambicano que expõe regularmente desde início da década de 1990 em diversas instituições em Moçambique e no estrangeiro.

Plano das Coisasdá continuidade ao trabalho que Jorge Dias tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, de acumulação, justaposição e deslocamento de objetos, artesanato e acessórios em composições diversas. O artista coloca constantemente em causa o mundo em seu redor, refletindo sobre o que o inquieta mediante um pendor social, humano e político, ao mesmo tempo que questiona o campo artístico, sobretudo na forma como desafia os meios de expressão considerados mais clássicos.

As “Coisas” de Jorge Dias, palavra que o artista tem vindo a utilizar para algumas das obras tridimensionais, são aqui colocadas em confronto com a bidimensionalidade de um plano, o qual se volta a “transformar” numa composição com três dimensões, ao apresentar uma acumulação de objetos diversos, cada um deles com textura, cor e forma.

EmPlano das Coisas, o lado “orgânico” da obra de Jorge Dias desafia e expande o espaço expositivo, ao ocupar o pátio exterior da galeria do Camões com uma instalação que resgata vários objetos reinventando novas formas e criando relações que são também um convite ao público para nela participar, pois é na relação obra-espaço-espetador que a instalação pode ser considerada completa.