São Paulo: Filme de Manoel de Oliveira no Cine Lusco Fusco

Date
19-11-2016
Location
São Paulo

Description

O filme de Manoel de Oliveira Singularidades de uma Rapariga Loura vai dar continuidade a 19 de novembro de 2016 ao ciclo mensal gratuito de cinema Cine Lusco Fusco, em São Paulo, promovido pelo Consulado Geral de Portugal naquela cidade brasileira.

A longa-metragem de 2009 de Manoel Oliveira é inspirada num conto homónimo de Eça de Queirós, expoente da literatura realista portuguesa.

O filme conta a história de Macário, que se apaixona por Luísa Vilaça, sem antes conhecer os desvios de caráter da jovem.

O conto é o primeiro de cunho realista de Eça, publicado em 1902, mas só ganhou as telas mais de um século depois, pelas mãos de Manoel de Oliveira, falecido em 2015, que dedicou 80 anos de sua vida ao cinema. O filme deu o Globo de Ouro português à atriz Catarina Wallenstein

Esta é a quarta sessão do ciclo Cine Lusco Fusco, iniciativa promovida pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo para aproximar o público paulista e brasileiro da produção cinematográfica portuguesa contemporânea.